Select Menu
» »Unlabelled » Apoptose (morte celular programada)
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Este é um mecanismo criado pelos seres vivos multicelulares (pluricelulares), que tem por objetivo a manutenção da homeostasia, ou seja, o perfeito equilibrio do organismo, onde a cromatina é fragmentada facilitando a ação dos macrófagos (células fagocitárias). Ao contrário da necrose, na Apoptose, não existe um processo inflamatório, portanto não há a interferência do Sistema Imunitário (Imunológico), pelos linfócitos T, que surgem após o amadurecimento dos Timócitos e as células e organóides celulares não incham (edema) e nem extravaza líquido celular e íons Na e Ca principalmente como no processo necrótico. Essa morte celular programada, também ocorre durante a formação do Sistema Nervoso, onde milhares de neurônios são destruidos para a construção dos órgãos e estruturas do S.N.  Em nossa pele, os queratinócitos (células que produzem queratina) são substituídos diariamente, formando a camada de célula morta a Epiderme.

Recentemente, biólogos conseguiram compreender de que maneira o processo de Apoptose é "gerenciado" e controlado pelo DNA. Problemas nesse processo pode provocar alguns tipos de Câncer, Mal de Alzheimer e algumas artrítes.

Um exemplo de Apoptose que ocorre nos anfíbios anuros (sem cauda) é a destruição da cauda dos girinos, provocada pela ação dos lisossomos liberados e este processo é responsável pela forma corporal do indivíduo adulto como os sapos, pererecas e rãs. 


By Bolha.
Referências: Fisiologia Médica do Ganong e site da Dra. Shirley.







Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha