Select Menu
» »Unlabelled » Vírus que causam câncer (oncovírus)
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

- O primeiro oncovírus descoberto foi o RSV (Vírus do Sarcoma de Rous) em 1911 pelo cientista norte-americano Peyton Rous, este vírus parasita os fibroblastos e fibrócitos de algumas aves domésticas como as galinhas , pertencente à Fámilia Retroviridae, ou seja, aqueles vírus que possui RNA , após provocar a mutação no DNA dos fibroblastos principalmente, as novas células geradas são transformadas , perdendo totalmente sua função, mudando o genótipo e o fenótipo agora para tumoral, isso foi descoberto após estudos utilizando um RSV mutante agindo in vitro a uma temperatura de 37º C em meio de cultura celular. Sabe-se hoje que não apenas os retrovírus podem provocar cânceres, alguns oncovírus são DNAvirus.

- Exite o HPV (Vírus do Papiloma Humano) um vírus que causa o aparecimento de verrugas na pregas vocais, laringe e esôfago, alguns tipos podem se instalar na vulva (pudendo), na mucosa vaginal em toda a sua extensão e até no colo uterino (cérvix) e são denominados formas subclínicas e estão ligados ao aparecimento de tumores malignos no colo uterino, no caso de não se realizar o tratamento das verrugas em tempo hábil. 
A transmissão pode ocorrer através de sexo oral, anal ou vaginal em homens e mulheres, provocando o aparecimento de lesões verrucosas, portanto o uso de camisinha masculina ou feminina é importantíssimo, bem como a escolha de parceiros. O diagnóstico pode ser feito realizando um raspado das lesões no pênis, vulva, ânus e pele, já na mucosa vaginal, realiza-se o exame Papanicolau (Cito-oncoparasitário) e confirmado através de exames moleculares como captura hibrida ou PCR (reação em cadeia da polimerase).

Temos ainda o HTLV I, citado na publicação abaixo e o o HHV8 um tipo de herpevírus responsável pelo  câncer de endotélio de vasos linfáticos o Sarcoma de Kaposi, erroneamente descrito como câncer de pele, assim como o HPV é transmitido via sexual ou parenteral e acomete pessoas imunodeprimidas como doentes de AIDS ou outras doenças imunosupressoras.


by bolha

flw pessoal abraço do Bolha

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha