Select Menu
» »Unlabelled » Vitaminas fornecem energia??
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Claro que não meus caros, precisamos esclarecer essa dúvida que paira na cabeça de muitas pessoas. quando eu era criança, passava na TV, uma propaganda da Vitasay, e o Pelé dizia que era uma super vitamina, que continha uma série de vitaminas como as do complexo B, A e E, que além de muitas indicações, fornecia energia para o corpo e então todos poderiam praticar esportes.

Devemos lembrar das aulas da 1ª série do ensino médio, onde aprendemos sobre os componentes celulares, dentre eles as Vitaminas. As Vitaminas, na sua grande maioria funcionam como co-fatores ou co-enzimas, auxiliando na produção e formação de outras substâncias necessárias ao funcionamento do organismo (metabolismo). A Vitamina E bem como algumas vitaminas do complexo B, como a B2 participam do processo denominado Cadeia Respiratória (respiração celular) auxiliando na produção de ATP (adenosina trifosfato), formando o que chamamos quimicamente de citocromos, cuja função é conduzir os elétrons ao longo das cristas mitocôndriais. A energia é produzida em nosso organismo à partir principalmente da Glicose e Frutose, depois os Lipídios e então as proteínas em último caso.
É bom esclarecer que até mesmo as "vitaminas" devem ser prescritas por um Médico e ainda, receber as devidas orientações do Farmacêutico no caso de dúvidas , para que não ocorra a Hipervitaminose, que pode prejudicar o funcionamento do metabolismo, acarretando obesidade, emagrecido rápido, problemas ósseos e até teratogênicos (má formação física, congênita e no sistema nervoso). A vitamina C, está isenta, devido à sua via metabólica, em altas dosagens, sai literalmente na urina.

By bolha











foto retirada do Blog Tábuas de Frios, empresa da minha cunhada Arlete http://arleteribeiro.blogspot.com . temos ae todos os grupos alimentares: proteinas, lipídios, carboidratos, sais minerais e vitaminas.



Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha