Select Menu
» »Unlabelled » Fotossíntese CAM
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

As plantas que utilizam da Fotossíntese CAM também utilizam a PEP carboxilase, com seu forte poder concentrador de gás carbônico. Ao contrário das plantas C4 e C3, as plantas CAM abrem seus estômatos e fixam o gás carbônico (dióxido de carbono) à noite sob a forma de ácido málico. Durante o periodo de luminosidade, os estômatos permanecem fechados e o CO2 é liberado para dentro das folhas e fixado pela Rubisco.
Entretanto, como o CO2 encontra-se em elevada concentração dentro da folha, o processo de fotorrespiração é impedido exatamente da mesma forma que nas plantas que utilizam a rota C4. As plantas que utilizam CAM, possuem vantagens óbvias quando o suprimento de água é pequeno, uma vez que seus estômatos permanecem fechados durante o dia, evitando a perda de água durante a evapotranspiração.
Essa rota é conhecida em uma vasta gama de famílias, não apenas nas Crassulacea (Bergon et al 2007). Trata-se de um meio bastante eficaz para a conservação da água, mesmo assim, as espécies CAM não "conquistaram" a vegetação terrestre, um dos custos existentes para as plantas CAM, é o problema no armazenamento do ácido málico, formado durante o período de abertura dos estômatos à noite. As folhas são carnudas, suculentas, formado por tecidos especiais para um melhor armazenamento de água, já que essas plantas vivem em ambientes hostis, bastante áridos, com pouca chuva. Os cactos, o chique-chique, a palma entre outras são exemplos de plantas CAM.

- Diferenças entre as plantas C3 e C4

A denominação C3 é devido ao fato da maioria das plantas verdes formarem como primeiro produto estável a cadeia bioquímica do ácido 3-fosfoglicérico, uma molécula com 3 carbonos. A fotossíntese C3 envolve a adição de uma molécula de CO2, coordenado pela ação da enzima Rubisco (ribulose 1,5 bisfosfato carboxilase-oxigenase), que realiza a carboxilação no ciclo C3, ou ciclo de Calvin-Benson.
As plantas C4 formam o ácido oxalacético que tem 4 carbonos, o qual é rapidamente reduzido à acido málico e ácido aspártico. Tudo isso coordenado pela ação da enzima fosfoenolpirúvico carboxilase (PEPcase), que possui uma grande afinidade com o CO2.

by bolha

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha