Select Menu
» »Unlabelled » Os Vírus - Estruturas ultramicroscópicas
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

  São estruturas biológicas formadas por uma capa proteica, com uma camada de lipídios envolvendo o material genético, onde no seu cerne, podemos encontrar o DNA (dnavírus), RNA (retrovírus) ou DNA e RNA no mesmo vírus, podem medir menos de 2 micrometros, são acelulares (não possui célula). Os vírus surgiram logo após a formação das primeiras moléculas orgânicas, segundo alguns cientistas, se formaram a partir do enovelamento de proteínas e lipídios   de fragmentos de ácidos nucleicos provenientes de outros seres outrora vivos. Assim que foram descobertos e descritos, outros cientistas trataram de criar em laboratórios essas entidades biológicas que na minha modesta opinião, se estiverem parasitando uma célula qualquer, podem sim ser considerados vivos, haja vista que eles utilizam o metabolismo celular da célula hospedeira para se replicar (reproduzir) e portanto perpetuar sua espécie. Os vírus diferentemente das bactérias que são seres unicelulares, anucleados (procariotos), com paredes celulares variadas, contendo: celulose, hemicelulose, ácidos hipoteicóicos e teicóicos, colesterol, entre outras, não são de vida livre, são todos parasitas obrigatórios.
   Os vírus mais perigosos são aqueles que possui RNA, estes, são providos por várias enzimas que realizam a conversão do RNA viral em DNA viral, utilizando o DNA da célula onde se hospeda.
  No meio ambiente, são apenas cristais inertes. Possui uma cápsula proteica (glicoproteínas),onde estão diversas proteínas de superfície, as quais utiliza para parasitar células específicas, podendo ser animais ou vegetais. 

- alguns exemplos de vírus: Influenza, H1N1 e seus sub-tipos, HTLVs, HIV e seus sub-tipos, Ebola zaire, Arbovírus, RSV, HPV e mais uma infinidade. 

 
vírus do Sarcoma de Rous, oncogênico, provoca câncer em aves. 


vírus da Imunodeficiência Humana Adquirida HIV

by bolha

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha