Select Menu
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Causas da obesidade infantil

Um dos hormônios ligados à obesidade é a GRELINA (produzida pela mucosa do estômago) - descoberta em 1999 por pesquisadores japoneses - responsável por controlar o apetite de acordo com as necessidades metabólico-fisiológicas e que também juntamente com a Insulina/Glucagon em conjunto com a Somatostatina (hormônio do crescimento humano - HGH) promovem o crescimento do indivíduo, à partir do processo de multiplicação celular (Ciclo Celular). A GRELINA é um dos hormônios dosados (mensurados) nos estudos de obesidade em seus diversos níveis, de posse dos resultados, o médico indica a melhor forma de tratamento, até chegar na chamada cirurgia bariátrica ou agora denominada pelos médicos de cirurgia bariátrico-metabólica, haja vista que o resultado desse procedimento não é somente a redução da massa corporal (peso) mas sim, da diminuição dos níveis de glicose, colesteróis, PA (pressão arterial) e ainda melhora no sono, apneia e etc. 
    A LEPTINA este outro hormônio participante na obesidade e é produzido nos adipócitos (células de gordura), O nome é devido ao verbete latino "leptos" que em português quer dizer magro. Este é responsável por promover uma redução no apetite.




- Obs.: pesquisadores da UNICAMP, descobriram que as dosagens de grelina, podem ser baixas em obesos, o que existe é uma sensibilização do obeso em relação à grelina e sua produção é reduzida à medida que o obeso aumenta sua massa corporal. 


by Bolha 

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha