Select Menu
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

   Animais invertebrados que possui muitas partes anatômicas articuladas como as pernas, asas, antenas, peças bucais, pós abdômen entre outros. Atualmente sabemos que os artrópodes podem somar por volta de 2.000.000 de espécies no Planeta, sendo 1.000.000 só de insetos (Classe Insecta).      Mais uma característica desses animais é o corpo protegido por um exoesqueleto (esqueleto externo) formado de um polissacarídio denominado quitina e para os que vivem nos oceanos e mares os aquáticos e aquatícolas do Sub-Filo Crustacea , existe um reforço do sal CaCO3  ( Carbonato de Cálcio). Nos insetos, os hormônios responsáveis pela muda (crescimento) ecdisona estimula a muda e neotenina inibe a muda. 

- Os Insetos (Sub-Filo Uniramia): Tem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome (tagmas), um par de antenas (díceros), dois pares de asas e alguns um par é modificado como nos besouros (élitros) externamente e um par de asas membranosas, no caso dos mosquitos e moscas, um par é atrofiado formando um halteres que tem a função de equilíbrio no voo, possui três pares de pernas (hexápodes), o Sistema Excretor é formado por pequenos túbulos denominado túbulos de Malpighi, Ex.: abelha, cupim, besouro, formiga, borboleta, vespa, joaninha, etc. Obs. os miriápodes estão no mesmo Sub-Filo, porem nas ordens Quilopoda e Diplopoda as lacraias e piolho de cobra respectivamente.

- Os Crustáceos (Sub-Filo Crustacea): Tem o corpo dividido em cefalotórax (cabeça fundida com o tórax) e abdome, tem dois pares de antenas, cinco pares de pernas (decápodes) na grande maioria e o Sistema Excretor é formado por glândulas denominadas antenais ou verdes. Ex.: camarão, lagosta, lagostim, siri, caranguejo, tatu-de-jardim, etc. 

- Os Aracníedos: Tem o corpo dividido em cefalotórax e abdome, não possui antenas (áceros), tem quatro pares de pernas (octópodes), possui pedipalpos (palpos) são pernas modificadas. 





By Bolha

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha