Select Menu
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

   A glândula tireoide ou popularmente tiróide, vem do grego thyreós que significa escudo e é a primeira glândula a ser formada no inicio do estádio embrionário, por volta da terceira semana , funciona estimulada e controlada pela hipófise e o chamado sistema hipotalâmico/hipofisário, que libera o hormônio Tireoestimulante (TSH) e este induz a produção de T4 (tetraiodotironina ou tiroxina) e T3 (triodotironina), o controle além de neuroendócrino em um feedback negativo, existe a ação extratireoidiana sob a batuta de enzimas denominadas selenioproteínas-desiodases e também pela quantificação de íons iodo. Estes então ganham a corrente sanguínea indo para todo o organismo, esses dois, interagem com os hormônios FSH, LH, regulando as funções reprodutivas, auxiliando no crescimento do indivíduo e na produção de energia em nível mitocondrial. 
   Tem um formato de borboleta na face anterior e se apoia frouxamente na cartilagem cricoide e possui dois lobos, o esquerdo e direito, ligados pela istmo tireóideo.

   - O mau funcionamento da Tireoide pode provocar o hipo-tireoidismo, o hiper-tireoidismo, existe ainda a inflamação a Tireoidite de Hashimoto e a Doença de Graves (hiper-tireoidismo auto-imune).  

    Obs.: Na GT, encontramos outra glândula as paratireoides, duas em cada lobo e que tem a função de regular os níveis de Cálcio no sangue através do Paratormônio. 


            


 

by Bolha 
   
  

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha