Select Menu
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

  Primeiramente vamos lembrar o que é isquemia. Fenômeno fisio-patológico onde a quantidade de substratos fundamentais para um determinado tecido/órgão não é suficiente para o funcionamento do mesmo, principalmente a glicose e gás oxigênio, por conta da diminuição da perfusão (sangue injetado), isso ocorre devido a formação de um coágulo (êmbolo) e este promove a obstrução da artéria pulmonar ou das artérias brônquicas. As EP podem ser classificadas em aguda, subaguda ou crônica, de acordo com a extensão, duração e tamanho do êmbolo e os agentes causadores. 

  As principais causas são: Imobilidade prolongada (pacientes acamados), cirurgias de longa duração, células tumorais, distúrbios na coagulação sanguínea, tabagismo, reposição hormonal (estrógenos),  Doenças obstrutivas crônicas (DPOC), durante a gravidez e pós parto entre outras. 

Sintomas: dor forte no tórax de maneira repentina, falta de ar, taquicardia (batimentos acelerados do coração), respiração ofegante, palidez, fraqueza, ansiedade são os principais. 

Diagnóstico: Analise do histórico familiar, exames de imagem torácica (imaginologia) Tomografia Helicoidal, arteriografia pulmonar, cintilografia, gasometria arterial, eletrocardiograma, ecocardiograma, flebografia/duplex scan , RX de tórax e etc. 

Resultado de imagem para embolia pulmonar  Angiotomografia 


Resultado de imagem para embolia pulmonar raio x

Resultado de imagem para embolia pulmonar raio x 


by bolha


Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha